VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

14/02/2011 10:57

MESTRANDA: ISABELLE GAMA

STATUS: EM ANDAMENTO

 

O presente estudo tem por objetivo expressar de forma quantitativa os índices de violência contra a mulher no Município de Fortaleza. A questão raramente aparece nos diagnósticos e nas condutas realizados nos serviços de saúde, apesar da magnitude e das importantes repercussões dessa forma de violência nas condições de saúde da população.

Serão buscados números através de fontes fidedignas incluindo registros em instituições que prestam serviços de apoio à mulher tais como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e de órgãos ligados aos Conselhos dos Direitos da Mulher do Município de Fortaleza.

É escasso o conhecimento sobre a ocorrência de violência contra a mulher no contexto brasileiro. Diversos estudos realizados no Brasil afirmam que os episódios de violência são repetitivos e tendem a se tornar progressivamente mais graves. Espera-se expressar de forma abrangente os índices desse tipo de violência que tem constituído um importante agravo ligado a conjuntura de morbimortalidade por causas externas. Os dados quantitativos serão utilizados de forma a construir informações para o conhecimento da população a cerca da freqüência de casos de violência e o possível planejamento de campanhas e ações de políticas publicas de saúde em defesa da mulher em âmbito municipal. 

Palavras-chave: Violência Contra a Mulher, Políticas Públicas, Instituições de Apoio à Mulher.