DETECÇÃO PRECOCE DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE A PARTIR DO AMBIENTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CEARÁ/BRASIL

18/02/2011 10:48

DOUTORANDA: FRANCISMEIRE BRASILEIRO MAGALHÃES

ORIENTADOR: JOSÉ GOMES BEZERRA FILHO

 STATUS: Em Andamento

A Violência é considerada um problema que requer práticas intersetoriais para sua prevenção e controle. Muito tem se discutido no âmbito da saúde pública esta questão. Quando se trata de violência contra crianças e adolescentes, o ambiente escolar é considerado como produtor ou desvelador de um processo que se inicia no contexto doméstico. Este estudo tem por objetivos:  Caracterizar a violência contra a criança e o adolescente a partir do ambiente  escolar no município de Fortaleza-CE/BRASIL; Analisar os significados assumidos pela violência e suas manifestações no contexto escolar a partir do depoimento de crianças, adolescentes e educadores. Trata-se de um estudo de desenho misto, com abordagem quanti-qualitativa. Inicialmente será realizado um estudo epidemiológico, transversal, descritivo e analítico. O estudo será realizado em escolas municipais e estaduais da cidade de Fortaleza-CE. A amostra será composta a partir de método aleatório estratificado para melhor se fazer inferências da população de estudo. Será aplicado um questionário. Para associação entre variáveis serão realizados testes de qui-quadrado ou exato de Fisher de acordo com o valor encontrado nas caselas. Técnicas de regressão linear e logística identificarão possíveis fatores de risco para a violência contra a criança e o adolescente, sendo consideradas como estatisticamente significantes os resultados que obtiverem valor p <0,05. Após  a quantificação do fenômeno, será realizado um trabalho de campo. A partir das escolas com maiores índices de detecção de violência na fase quantitativa serão selecionados três grupos com vinte integrantes cada, assim distribuídos: crianças, adolescentes e educadores. Para coleta qualitativa serão utilizadas as técnicas: observação participante, grupo focal e entrevistas semi-estruturadas. Após a coleta os dados serão transcritos e analisados sob a luz da Hermenêutica dialética. Serão respeitados os princípios éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos.

 

 

Descritores: violência, escola, criança, adolescentes, detecção precoce