AVALIAÇÃO DA MORBIMORTALIDADE POR ACIDENTES ENVOLVENDO TRANSPORTES TERRESTRES NO MUNICIPIO DE FORTALEZA, 1996-2009
MESTRANDA: FRANCISMEIRE BRASILEIRO MAGALHÃES
STATUS: CONCLUIDO
As causas externas se constituem em nossos dias em um importante Problema de Saúde Pública com repercussões pessoais, familiares e sociais desastrosas já que é mais incidente entre pessoas jovens, economicamente ativas, sendo considerada a principal causa de morte nas quatro primeiras décadas de vida. O atendimento inicial, definitivo e reabilitação requerem do Estado políticas públicas específicas e custos elevados. Vários fatores têm colaborado para o aumento da morbimortalidade por acidentes de trânsito. Podemos citar como fatores colaborativos para este agravo o aumento da frota de veículos automotores, sobretudo motocicletas, e a desobediência às leis de trânsito . Algumas políticas públicas têm sido desenvolvidas visando prevenção e controle das lesões traumáticas, dentre elas, podemos citar a Política Nacional de Urgência e lei seca. A partir desta problemática decidiu-se estudar a morbimortalidade por acidentes de trânsito no Estado do Ceará tendo como referencial teórico as políticas públicas citadas afim de avaliar suas tendências. Os objetivos do estudo são: Analisar a distribuição temporal dos acidentes envolvendo transportes terrestres no município de Fortaleza no período de 1996-2009; Caracterizar o perfil sócio-demográfico das vítimas de acidentes por transporte terrestre no município de Fortaleza, quanto ao sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade e renda; Identificar o perfil dos acidentes por transportes terrestres na cidade de Fortaleza quanto ao tipo de acidente e gravidade de vítimas; Construir um modelo de séries temporais para analisar o efeito de Políticas Públicas na mudança da taxa de morbimortalidade por acidentes por transportes terrestres no Município de Fortaleza. Trata-se de um estudo ecológico, analítico e exploratório a partir do desenho de séries temporais. Serão incluídos no estudo todos os casos de óbitos e internamentos por acidentes de trânsito no município de Fortaleza no período de 1996/2009. Serão construídos bancos de dados de morbidade e mortalidade de acordo com a fonte de dados já definida. Os dados serão analisados pelo software R 2.10.2. Serão utilizados inicialmente os recursos da estatística descritiva. As tabulações serão realizadas, neste momento, de acordo com as variáveis selecionadas. Após o cálculo dos coeficientes e proporções para cada ano os dados encontrados serão plotados em gráficos para que seja realizada a análise da tendência da mortalidade e morbidade por acidentes com transportes terrestres na cidade de Fortaleza e a partir deste momento poderemos atribuir relação às intervenções realizadas no decorrer do tempo com vistas na prevenção das causas externas.Na análise de uma série temporal, primeiramente deseja-se modelar o fenômeno estudado, descrever o comportamento da série, fazer estimativas e, por último buscar relações de causa e efeito entre duas ou mais séries.Após realizada a modelagem do fenômeno será descrito o comportamento das séries de acordo com as variáveis de interesse, realizar estimativas e por último avaliar os fatores que influenciam no comportamento da série e a partir de então buscar relações de causa e efeito entre duas ou mais séries.O banco de dados será analisado e serão testados dois modelos de análise de séries temporais. Os dados serão organizados a partir de observações mensais. Inicialmente será testado o modelo de análise de intervenção por valores atípicos e posteriormente o modelo de análise de intervenção com pontos de corte conhecidos.Os resultados podem subsidiar novas políticas e estratégias para redução de lesões traumáticas bem como realizar uma avaliação necessária do que está sendo feito e o impacto destas políticas para a real redução de mortes e seqüelas por trauma no município de Fortaleza.